sábado, 30 de outubro de 2010

99 Songs of Revolution - 2010



Que Streetlight Manifesto é uma banda foda, ninguém tem dúvida, né? Talvez não. Hoje em dia é difícil achar alguém que goste de Ska, já que este tem tantas influências de blues (e o ápice da "cultura musical" atual é pop). Mas o que acontece quando um grupo mal conhecido resolve gravar uma coletânea de músicas intituladas 99 Songs of Revolution ?
Então, na realidade esse álbum era pra ser da banda Bandits of the Acoustic Revolution (que é uma banda composta por membros do Streetlight, incluindo Tomas Kalnoky), mas ai o projeto caiu na internet e a idéia foi a seguinte: O Streetlight Manifesto possui pelo menos umas três bandas relacionadas com membros do SM (como o Thomas, Jamie Egan e Chris Green) que é o Catch 22, o BOTAR e o Gimp. A questão é, de todas essas bandas que o TohKay formou (pseudônimo usado para gravar músicas solo) nenhuma delas realmente foi pra frente. Ai eles entraram num acordo que seria, basicamente, cada uma dessas quatro bandas gravaria 2 cds nomeados 99 Songs of Revolution, e ficaria por isso mesmo se não fosse o fato de que TODAS as 99 músicas serem covers.
O primeiro cd de toda a coletânea foi lançada pelo Streetlight Manifesto e possui onze faixas, dentre as quais eu só consegui descartar uma. É preciso realçar que, por ser uma banda de Ska, as versões ficaram deveras diferente e pra quem não conhece as versões originais até faz soar melhor. (Mas eu aconselho a procurar as músicas verdadeiras, são tão boas quanto.)
A primeira faixa(birds flying away) é de um cara chamado Mason Jennings, e procurando a versão original descobri que o TohKay fez um bom trabalho ao regravá-la. Primeiro porque a voz do tal Mason é horrível, rouca e sem melodia. Todavia o arranjo dela é muito bom, e devo admitir que o cara toca bem.
Depois vem uma música do Squirrel Nut Zippers, que é uma banda mais jazz. A versão verdadeira é muito boa, mas o cover de Hell é muito melhor; É mais animada, faz o gênero de Streetlight mesmo.

Just é uma versão especial. Foi bem ousado da parte deles fazer um cover de Radiohead, mas foi um estouro quando saiu. O estranho é que nas partes em que devia ser a guitarra do Jonny Greenwood, substituiriam por saxofones e deu um efeito de "distorção", parecendo que eles não tinham ritmo, mas pra quem aprecia Radiohead sabe que o thom yorke não se ofenderia em saber que seu xará resolveu homenageá-lo. O problema com essa música foi a crítica que fizeram às habilidades de TohKay como guitarrista, mas não acho que isso seja um problema, se pesarmos a voz brilhante e o timbre e a paixão que ele põe.
Skyscraper, do Bad Religion quase não mudou nada, exatamente como Linoleum, do NOFX. Tudo bem que as duas bandas tem um rock mais pesado, ambas de hard rock, mas isso não impediu que a voz de Fat Mike ficasse tão parecida com a de Kalnoky. Bad Religion fez dessa música algo mais melódico, por isso a escolha foi em cheio e combinou perfeitamente, tornando Skyscraper uma das melhores músicas regravadas pelo SM.
Me and Julio Down by the Schoolyard é uma música que não chamou a minha atenção, nenhuma das duas versões. Achei uma música repetitiva, com a melodia cansativa, apesar de todos os arranjos musicais e por mim trocaria por uma versão de Gnarls Barkley que combina mais com o clima do cd. (Claro que eu prefiro Led, maaaaaas =P)

They Provide the Paint for the Picture-Perfect Masterpiece That You Will Paint on the Insides of Your Eyelids (repita o nome cinco vezes sem respirar) quase não mudou muito, até porque é praticamente da mesma banda, acho que ela ficou menos acústica (até porque ela era do BOTAR, não faz sentido ter mais violão que a original). Todavia, ela ficou mais rápida, o que fez uma certa diferença, porque as letras do Streetlight & Cia são extremamente longas, haja fôlego. Tirando isso, a música continua incrível.
As versões originais de Red Rubber Ball e The Troubadour (The Cyrkle e Louis Jordan respectivamente) são, exatamente como quase todas as outras citadas, boas. Mas como eu (e todo mundo que ouviu esse álbum) conheceu elas na versão do SM, certamente vamos dizer que a versão deles é melhor. No caso de Red Rubber Ball, a letra é divertida, tem um tema de deprezo quando ele diz "no, you are not the only starfish in the sea" o que a deixa mais divertida porque o vocal do The Cyrkle canta ela com uma paz tão grande, que parece que ele realmente não tá nem ai pra quem ele esteja cantando. ( e essa é uma que eu aconselho a ouvir a original)
Por fim vem The Postal Service, que eu também admiro igualmente. Such Great Heights é um dos casos especiais em que não tem como dizer que a versão original é melhor; Como algumas citadas, a regravação não apresentou muita diferença no ritmo. Mas o arranjo e o vocal da primeira (Ben Gibbard, Death Cab for Cutie) faz MUITA diferença. A voz dele é tranquila, enquanto a do Thomas é mais agitada e apressada. (novamente, ouçam a versão do The Postal Service, altamente recomendada).


Resumidamente, o álbum é muito bom, e mostrou, mais uma vez, a qualidade musical dos caras do Streetlight Manifesto, que certamente será repetida nos próximos 7 álbum que tem pra vir. Claro, todos preferimos uma música nova ou outra, até porque o último álbum do SM é de 2007 e eu já quero mais músicas deles como trava língua pra eu aprender a cantar rápido e sair mostrando pra todo mundo, exatamente como você faz quando aprende a cantar Faroeste Caboclo (que eu só sei o primeiro verso, por sinal).
Posso dizer o mesmo do Catch 22, mas não do BOTAR ou do Gimp, que, mesmo sendo bandas muito boas acabaram sendo deixadas de lado. Catch 22 possui um histórico de cinco álbuns de estúdio desde 1998, gravando o seu último em 2006, e um ano depois, dando lugar ao Somewhere in the Between, do SM.





4 comentários:

  1. "Mas o que acontece quando um grupo mal conhecido resolve gravar uma coletânea de músicas intituladas 99 Songs of Revolution ?"
    As versões ficam diferentes, algumas pessoas procuram pelas versões originais e se espantam ou satisfazem.
    Conhecem as variantes e peculiaridades musicais, se aborrecem,
    dão preferência ao cover e por aí vai...
    Mas - RESUMIDAMENTE: prova a qualidade musical do Streelight Manifesto!
    Concordo.
    E você há de concordar que Ska não é pra qualquer um né?

    ResponderExcluir
  2. seu comentário ficou melhor do que meu post inteiro <3

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Busquei sobre esse projeto "99 songs of revolution" e cheguei aqui, e descobri do que se trata, muito interessante! hueaHEU
    ah, nao qro ser chato, mas tem um pequeno erro: "Skyscraper, do Bad Religion quase não mudou nada, exatamente como Linoleum, do NOFX. Tudo bem que as duas bandas tem um rock mais pesado, ambas de hard rock" Hard rock? hehe hardcore, mas ambas as bandas sao punk rock.

    ResponderExcluir
  4. nossa, muitíssimo obrigada! E valeu pela correção, eu ouço Bad Religion, mas mal conheço NOFX, então eu fiquei meio perdida em qual estilo enquadrar eles. =D

    ResponderExcluir