quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Led Zeppelin IV


Setembro de 1968 nasce Led Zeppelin (na época com nome de The New Yardbirds), contava com Jimi Page, John Paul Jones, Rober Plant (sugerido para a banda por Terry Reid) e John Bonham, falecido em 1980, acarretando o fim da banda mais bem recebida e vendida do mundo, perdendo apenas para os Beatles. A banda nunca sofreu com mudanças ou saidas de membros, exceto a breve participação de Chris Dreja em The New Yardbirds, saindo precocemente para dar lugar à carreira de fotógrafo. O nome surgiu de um pronunciamento de Keith Moon e John Entwhistle ao pensarem em abandonar o The Who. O caso foi que a gravadora ouviu o demo produzido pelos músicos e disse: "é tão ruim que cairia como um balão de chumbo". A banda, então, tornou-se o Led Zeppelin, lançando um cd, anos depois, com o título - Led Zeppelin I. Apesar de ser julgado como heavy metal, os cds gravados por eles carregam pesadas influências de blues, jazz, folk e rock 'n roll. Sua primeira obra prima consistia em regravações, seus shows possuiam horas de interpretações de Elvis e Cochran e ainda sofriam com denuncias de plágio (muitas vezes verdadeiras, porém).














O segundo e terceiro cd do grupo não diferencia muito das raizes anteriores, mas seus métodos de produção vinham de maneiras inusitadas. Para a insatisfação de Page e sua "trupe", suas canções precisavam passar por adaptações para que as músicas chegassem aos rigorosos ouvidos do público. Whole Lotta love ( que apresenta grandes semelhanças com "You need Love", de Willie Dixon) foi editada pela Atlantic Records, assim como Immigrant Song e seu B-side Hey Hey what can i do. Escondendo-se em casas no país de gales, e com os protestos veementes da Atlantic surge Led Zeppelin III.


Sem nome, sem explicação e sem sentido, eis que surge led Zeppelin IV.


" Os catálogos da Atlantic Records costumam usar Four Symbols ( Quatro Símbolos) e The Fourth Album ( O Quarto Álbum). O guitarrista dos Led Zeppelin, Jimmy Page, frequentemente refere-se ao álbum em entrevistas como Led Zeppelin IV, enquanto que o vocalista Robert Plant designa-o de "o quarto álbum, mais nada". - Wikipedia
A primeira faixa, Black Dog, considerada pela Rolling Stone como a 294ª das 500 canções mais marcantes do século, tem a mesma guitarra inspirante de Immigant Song, sonora, incansável. The Battle of evermore tem influências da obra de J.R.R.Tolkien, O senhor dos Anéis, a qual descreve poeticamente (se é que tal feito não tenha sido alcançado por Tolkien) a busca do senhor da escuridão (Sauron) por poder e a incansável luta contra tal feito, e a futura vitória dos guerreiros da luz. Os instrumentais de Starway to heaven foram escritos (ao menos a sua primeira parte) na estadia deles em Bron-Yr-Aur (residência no país de gales), porém, só vieram a luz no quarto disco de Led. Incrivelmente não foi editada ou cortada pela Atlantic e se tornou a expressão máxima do que o Led Zeppelin era. Uma banda que misturava os ritmos melodramáticos e acústicos do violão de Page e a gaita de Plant.
O império do rock construído com dificuldade pelo Balão de chumbo não desmoronou, apenas deu um descanso para os incansáveis e incontroláveis fãs da banda. Com a morte do baterista, a mesma conheceu seu fim, entretanto, seu império continua de pé e seus imperadores firmes, seguindo caminhos diferentes, mas profundos e inconfundíveis, assim como foi e sempre será o Led Zeppelin.

  1. "Black Dog"
  2. "Rock and Roll"
  3. "The Battle Of Evermore"
  4. "Stairway to Heaven"
  1. "Misty Mountain Hop"
  2. "Four Sticks"
  3. "Going To California"
  4. "When The Levee Breaks"



Nenhum comentário:

Postar um comentário