sexta-feira, 12 de novembro de 2010

i'm on it, get on it!

A escolha do álbum foi árdua, devo dizer, sendo esta uma banda de grande apreço e que, nas raras exceções, descarto algum single, e não um álbum inteiro. Primeiro por que são ingleses, né, e vocês sabem o tanto que o rock inglês têm crescido dentro do mundo musical, segundo porque o nome da banda vem de um fucking serial killer! Já adivinhou?


The West Rider Pauper Lunatic Asylum (2009)


(eu AMO essa capa.)




Eu escolhi o álbum mais atual exatamente por pensar que ele seria mais conhecido, mas me enganei. Eles começaram a carreira em 1999 com o nome nada sonoro de Saracuse. Na época eles ainda eram estudantes, e depois de gravar o primeiro demo e fazer uma pequena apresentação sob esse título, impressionaram-se com o escândalo de Charles Manson e sua fiel seguidora Linda Kasabian. O baterista Chris Edwards achou o nome da moça muito legal, e foi assim a história de amor deles com o então título da banda.  (Kasabian também significa "butcher" lá na Armênia, rs. Não sabe o que é butcher joga no google e sinta o espírito serial killer dos caras)


Em 2004 saiu seu álbum de estréia, o Kasabian e logo eles já estavam se apresentando no festival Glastonbury. Os singles de mais sucesso foram Reason is Treason ( Gran Turismo 4 e  Shaun White Snowboarding) , Process Beats, e Club Foot que foi gravada no começo do grupo, mas acabou se tornando hino para tudo quanto é coisa.  Bom exemplo é sua freqüente aparição em jogos de video game como  Tony Hawk's Project 8, Pro Evolution Soccer 5 e WRC: Rally Evolved além de filmes como Green Streets Hooligans: Stand your Ground (elijah wood), The Guardian (Kevin Costner e Ashton Kutcher) e Goal!.Lost Souls Forever (L.S.F.), uma das músicas mais famosas e provavelmente que mais gruda também tem seus quinze minutos de fama em Fifa 2004. Depois desse histórico de músicas espalhadas por aí, e o contingente de pessoas que baixaram estes singles por causa dos jogos (eis o meu exemplo com TN: Project 8) a banda se tornou, se não internacionalmente, conhecidíssima e seu estilo de rock alternativo, psicodélico, eletrônico e outter space fez o grupo se consagrar no espaço musical.
Em 2006, Christopher Karloff, um dos maiores letristas do grupo e que colaborou com três canções do então álbum Empire abandonou o grupo e isso pode ser ligado, não diretamente, às músicas não tão consagradas como Seek and Destroy e Apnoea. O que salva mesmo é o vocal de Miegham. Mesmo assim, eles venceram o Best Live Act award do NME Awards. 
Em 2007 eles gravaram um EP com músicas pertencentes ao futuro álbum de estúdio The West Rider Pauper Lunatic Asylum e o lançamento dele em 2009 colocou a banda, finalmente, entre as melhores, rendendo uma quantidade estrondosa de prêmios e afins.
Fast Fuse, música lançada no EP de 2007, e trouxe a banda de volta ao topo com sua letra "levemente" sociopata quando diz " I’m like Lucifer’s child, wild, acid done". O ritmo repetitivo das guitarras, linhas de baixo e bateria, diferente de muitas, fazem a música soar mais agradável, só mudando durante os refrões e riff inicial.
Underdog é uma música claramente auto depreciativa, mas como a letra não costuma ser notada, você só lembra que o refrão e o solo de 


                                                 "Kill me if you dare
                                                 Hold my head up everywhere
                                                 Keep myself right on this train



são muito bons, e suas baquetas invisíveis são suas melhores amigas enquanto você viaja ouvindo. (só não vale comparar com Pink Floyd, não sabe brincar, não desce do play).



Ladies and Gentleman e Happiness (que é linda, linda, linda!) se enquadram na parte do álbum que só tem música gay, mas que sempre são as coisas mais fofas pra ouvir quando você tá de saco cheio da lavagem cerebral que Fire faz, e sua semelhança com o álbum Empire. 
Thick as Thieves e West Rider Silver Bullet são as minhas favoritas do álbum. Thick as Thieves, primeiro, o nome que é muito legal e segundo, o estilo que foge um pouco das faixas até então apresentadas, e os back vocals são mais presentes, quer dizer, não são tanto, mas eu tenho a impressão que são... é talvez sejam.
West Rider/Silver Bullet me lembrou Civil War, do Guns n Roses. Não que sejam parecidas, por que não são. Mas é que se você notar, no começo da música tem a voz de uma mulher dizendo algo como 
                 "Then I went down into the basement, 
                   Where my friend, the maniac, busies himself with his electronic graffiti,
                   Finally his language touches me,
                   Because he talks to that part of us which insists on drawing profiles on prison walls, 
                   In that moment, poetry will be made by everyone, 
                   And there will be emu's in the zone
. "


que é parte do filme Sans Soleil (1963) do direitor francês Chris Marker, e Civil War que apresenta um trecho do famoso Cool Hand Luke; no filme a fala é apresentada em formas variadas, mas não estamos aqui para falar de Guns. 
Onde eu quero chegar é que eu acho que esses quotes deixam a música com o toque mais interessante, mais dramático, sei lá.
Ora, a banda já possui o projeto para o quarto álbum de estúdio, ainda desconhecido, e enquanto é esperado , deixo vocês com a música Secret Alphabets enquanto vocês decidem se Kasabian é ou não a melhor banda inglesa de rock alternativo atual. (insira a minha opinião aqui).





Um comentário: